Terça-feira, 12 de Novembro de 2019 - Bem-vindo(a)
Home Home > Sobre Ibitinga > Hidrografia

Hidrografia

Ibitinga é um dos paraísos verdes do Estado de São Paulo. Não são só os bordados que atraem os turistas. A beleza dos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu.

Rio Tietê

O rio Tietê conserva suas águas despoluídas. Abriga a Usina Hidrelétrica de Ibitinga, que pelo canal da eclusa, integra a importante hidrovia Tietê-Paraná.

O rio Tietê (caudal, volumoso em Tupi) é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar o estado e a cidade de São Paulo.

Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no ri Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.

O nome Tietê foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano de 1748 no Mapa D'Anvile e, em tupi, significa "rio verdadeiro", ou "águas verdadeiras".

Rio Jacaré Pepira

Afluente do rio Tietê faz divisa com o município de Itaju, onde está localizado o Pantaninho.

Única reserva pantanosa com similaridade ímpar, tanto na fauna quanto na flora, ao Pantanal Mato-grossense.

Dista 15 km da sede. As vias de acesso são as estradas municipais e a SP 304. Detém o título de o rio mais limpo e preservado do Estado.

A recuperação e preservação das matas ciliares faz com que seja uma reserva da biodiversidade. É propício a esportes náuticos como botes, lanchas e esqui. Possibilidades de pesca peixes pequenos, localizado em área pública arborizada.

Pertencente à bacia do rio Tietê, o rio Jacaré Pepira nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro na Serra de Itaqueri a uma altitude de 960 metros sobre o nível do mar. Desemboca no rio Tietê no município de Ibitinga. Tem aproximadamente 174 quilômetros de extensão.

É muito utilizado para a prática de esportes náuticos e de aventura, sendo fator de desenvolvimento regional por seu enorme potencial turísico.

Rio Jacaré Guaçu

Afluente norte do rio Tietê, nasce na confluência do Ribeirão Feijão com o rio do Lobo logo abaixo da barragem da represa do Broa no município de Itirapina, atravessa os municípios de Itirapina, São Carlos, Ribeirão Bonito, Araraquara, Gavião Peixoto, Nova Europa e deságua no rio Tietê dentro do município de Ibitinga.

Atravessa o município, dista da sede 6km. Regular os meios de acesso, pela SP 304 estradas municipais. Propício a esportes náuticos, lanchas, botes e esquis. Possibilita a pesca de peixes pequenos. Localizado em área pública arborizada com acesso ao público. Não é explorado turisticamente.





Fonte: Centraliza / Fotos por Zekinha